14.11.2008 - 21 Dia

Glaciar Perito Moreno

Acordamos cedinho para ir ver Glaciar Perito Moreno. O nosso grande desejo era ver placas de gelo se descolando do maciço congelado e se esparramarem pelo canal dos têmpanos, como chamam o canal que acolhe os pedaços de gelo desprende-se do glaciar.
Chegamos logo cedo para não ter que disputar com uma multidão de turistas que chegam correndo, brigando por um espaço para uma foto. Esperamos horas a fio, e escutávamos os estrondos de longe, até que ocorreu, nas nossas barbas, um desprendimento do glaciar. Uma coisa fantástica, uma sensação indescritível. Valeu a espera.
Lá pelas 11 horas as passarelas do Perito Moreno já estavam repletas de gente, e nós já nos preparando para sair.
Saímos e fomos direto para Torres Del Payne. Tomamos novamente o Ruta 40 no território argentino e fomos em direção ao Chile pelo Paso Fronteiriço de Cerro Castillo. Cumprimos os protocolos legais de saída da Argentina e quando fomos entrar no Chile, na aduana, os guardas nos obrigaram a descer toda nossa bagagem e levar para dentro para fiscalizar tudo. Abriram e remexeram toda as nossas tralhas. Fizemos um trabalho organizado, combinamos que faríamos um carro por vez. Então todo mundo ajudava a descer a bagagem de um, devolvia ao carro e só depois decíamos a bagagem do seguinte. Foi um trabalho de formiguinha, e deuTudo certo, em 2 horas nossas bagagens foram todas vistoriadas. Seguimos adiante e logo depois avistamos as torres e ai a alegria foi geral, imaginar que em um só dia tivemos o privilégio de ver duas magníficas obras da natureza. Em Torres Del Paine procuramos entrar pela portaria Sarmiento que é de onde se tem uma melhor visão das Torres. Encontramos um abrigo daqueles de mochileiros, com uma visão privilegiada, de frente para as Torres. Não tinha quarto para todos então resolvemos assim: os homens dormiram todos em um quarto e as mulheres em outro. Abrimos nossas azeitonas, conservas, cachacinhas e fizemos uma farofinha chique, com vinho chileno. O frio foi bem intenso, pois não havia aquecedor, e a energia elétrica é desligada a meia noite. A partir daí só a luz da lua... e o brilho das torres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado para o grupo da Rota Glacial