13.11.2008 - 20 Dia

Safari Náutico nos glaciares

Hoje a programação foi o “safari” de catamarã pelos glaciares patagônicos.
Acordamos todos bem cedo para tomar café às 7h e com saída marcada para às 7:30h, pois havia necessidade de percorremos 60km para chegarmos ao Pueto de La Cruz, também chamado de Puerto Bandera, para pegarmos o catamarã Nueva Leon da empresa Fernandez Campbell, que faz este cruzeiro pelo Parque Nacional dos Glaciares desde 1977.
As Barbies, bem como os ônibus e vans de turismos ficam estacionados na entrada do parque.
Como chegamos cedo, a fila para a compra dos ingressos ao parque estava pequena e não tivemos problemas. Depois, nos colocamos na fila de espera para entrar no barco e foram chegando muitos outros veículos lotados de turistas interessados em apreciar a beleza dos glaciares.
O catamarã Nueva Leon é muito confortável! Preferimos ficar no compartimento superior para termos uma vista mais ampla dos glaciares.
Saímos do Puerto de la Cruz às 9:15h, navegando pelo Lago Argentino (nome dado ao Lago Gal. Carrera no lado argentino da Patagônia), de cor verde leitosa, aqui chamado de “leche glacial”.
E lá fomos nós navegando pelo lado norte. A intenção era fazer o percurso para apreciar todos os glaciares, mas logo no início do passeio, a guia nos informou que não poderíamos passar pelo Glaciar Onelli, devido as suas condições ambientais.
Seguimos então o nosso safari entrando pela Boca Del Diablo para pegar o “brazo” norte do Lago Argentino.
Todos ainda estavam sonolentos e o Naka, o Akio (seu filho) e Marco Aurélio aproveitaram para tirar aquele cochilo até chagarmos aos primeiros blocos gigantes de gelo de cor azulada – maravilhosos!
A guia nos explicou que a cor azulada é conseqüência da incidência da luz solar e da temperatura das águas do lago. Todos ficaram encantados!
Saímos do compartimento interno da embarcação para tirar fotografias e admirar os gigantescos blocos de gelo.
O primeiro grande glacial por qual passamos é chamado de Spegazini, que possui uma superfície de 66km² e uma longitude de 25km. Sua altura vai de 80 a 135km, sendo o glaciar de maior altura de todos os glaciares do parque. Na margem paralela a este glaciar é possível observar a destruição causada na vegetação durante o incêndio ocorrido na patagônia há mais de 60 anos atrás. Uma tristeza – quase não há vegetação.Mas a paisagem não deixa de ser exuberante!
E lá fomos nós apreciando a paisagem e disputando lugares na parte descoberta da embarcação para fotografar tamanha beleza. Tivemos também que enfrentar o vento, que é fortíssimo!
Com destino ao próximo glaciar – o Upsala, passamos pelo marco de bandeira colocado para homenagear o descobridor do glaciares – Francisco Perito Moreno.
O glaciar Upsala é deslumbrante! Foi assim denominado para homenagear a cidade sueca de mesmo nome que primeiro patrocinou os estudos sobre glaciologia na área.
O Upsala é o maior glacial em superfície dentro do gelo continental patagônico, muito embora, devido o aquecimento global, tenha sofrido significativo retrocesso nos últimos anos.
A altura de seus paredões é de 60 a 80m e tem uma superfície de 595km² e a superfície para sua alimentação é de 1.000km². A profundidade do lago ao seu em torno é de 1.000m. Entretanto, a profundidade média de todo o lago é de 200m.
O Upsala é fantástico! Suas variações de cores azuladas e a ação do vento e das águas abrem grandes fendas e buracos no gelo, formando verdadeiras esculturas cristalinas e azuladas.
Para chegar ao Upsala cruzamos um conjunto de témpanos , que são blocos de gelo que ficam apenas com 15% visível na superfície do lago, sendo, o restante, submerso. Nesta etapa do cruzeiro, o comandante é obrigado diminuir a velocidade.
Tivemos uma grande surpresa no caminho: dois condores no alto da montanha nos brindaram com um pequeno e curtíssimo vôo! O Nelson registrou com sua câmera.
Ficamos um bom tempo admirando o Upsala e tirando fotografias para depois retornarmos para o ponto mais alto do passeio (já que todos são lindos) – o Glaciar Perito Moreno! De tirar o fôlego! Imenso, Majestoso! Imponente!
Este glaciar possui 70km de longitude e 1,95km² de superfície e é o mais importante e conhecido glaciar de todo o parque – sua frente de 4 a 5km , se estende sobre o braço sul do lago (passeio que faremos amanhã) e tem uma altura média de 60m sobre o nível do lago. É realmente uma maravilha! Ficamos parados por um bom espaço de tempo para o registro inesquecível! Imaginamos como será o dia de amanhã quando o conheceremos pelo lado sul.
Após um dia inesquecível, aportamos no Puerto de la Cruz às 16:40h e retornamos ao hotel para descansamos e fazermos compras;
Jantamos no restaurante Vaca Atada, na Av. San Martin, principal rua da cidade de El Calafate, onde fomos recebidos com cardápios escritos em Português.
Retornamos ao Hotel Los Lagos já sonhando com o dia de amanhã.