12.11.2008 – 19 Dia

Saindo de El Chalten e chegando em El Calafate

Ontem fomos jantar em um restaurante “La Braseria”, e comemos deliciosas comidas patagônicas. Como estávamos comemorando o aniversário de Naka, o dono do restaurante, Sr. Eduardo, nos presenteou com duas garrafas de champagne para cantamos parabéns, e cantamos bem umas 3 vezes.
O frio e a chuvinha fina não deu trégua aqui na cidade de El Chaltén. O céu amanheceu com um pouquinho de sol mas logo depois ficou encoberto de nuvens e começou a chover. Com o céu assim não adianta fazer trekking para ver o Fitz Roy, “não adianta que não se vê nada”, foi o que falou o gerente do hotel. Ele nos falou também que a cidade tem um clima bastante imprevisível, sol e chuva alternam-se várias vezes ao dia.
Trekking debaixo de chuva até pode-se fazer mas é muito cansativo, e não se tem visão legal das atrações. Essa é a cidade dos trekkings e andar é o programa principal do lugar. A principal caminha é a que leva às bases dos Cerro Torre e do Fitz Roy. Passamos bem em frente a entrada que leva a esta trilha, mas só adiantava faze-la se estivéssemos com bastante tempo para esperar o sol abrir, e mesmo assim nesta época não se tem uma perfeita visão dos Cerros, conforme fomos informados no local. Então optamos por um pequeno trekking e aproveitamos para fazer o nosso PGV dentro do Parque Nacional.
A cidade tem uma localização privilegiada, ela fica cercada por maciços rochosos que dá um charme todo especial ao lugar. Além de tudo é uma cidade alegre, cheia de barracas de camping armadas nas áreas próprias, dentro mesmo da cidade. Muita gente circulando, jovens e idosos com mochila nas costas para ir fazer trekking nas montanhas.
Depois do nosso minetrekking e apreciar esta atmosfera que reina na cidade, pegamos novamente a Ruta 40 e seguimos para a cidade de El Calafate.
Na saída da cidade (que também é por onde se entra), a estrada fica entre o Rio de Lãs Vueltas e o Lago Viedma, e vários outros rios vão seguindo para desaguar no Lago. Mais adiante paramos em um observatório próximo ao Rio Leona, mas nem deu para fotografar, o vento era muito forte.
Depois de 2 horas de viagem chegamos à cidade de El Calafate. Aqui com chuva ou com sol o Glaciar Perito Moreno aparece para os visitantes.

1. Anônimo12/11/08

Não resta dúvida que vcs estão fazendo uma viagem maravilhosa.
    Admiro o espírito aventureiro da turma, mas acho que não teria coragem de ir até o fim do mundo de carro.
    um grande abraço para todos os calangos.