29.10.2008 - 5 Dia

Saímos do Hotel Campo Pálace em Campo Mourão no Paraná, com destino a Cascavel, e ainda hoje chegaremos na Cidade de Dionísio Cerqueira, no estado de Santa Catarina, fronteira com a Argentina.
Depois de percorremos uns 30 km Miriam percebeu que estava sem sua câmera fotográfica, e retornou ao hotel. Enquanto aguardávamos o retorno do casal, escolhemos um agradável local ao ar livre para fazermos nosso PGV, transformando os minutos de espera em momentos de relaxamento.
No trecho entre Campo Mourão e Cascavel existem infinitos campos de plantações de sementes, o que dá uma beleza toda especial ao cenário da viagem. Esta estrada é de administração privada, diga-se, pagamos pedágios, porém é muito bem conservada e sinalizada. Apenas é precária quanto a postos de abastecimento de combustível, os postos são mal conservados e todos bandeira branca. Na estrada encontramos mais um motohome, adivinha de quem lembramos (int).
Depois da cidade de Cascavel seguimos numa estrada margeando o Parque Nacional do Iguaçu, e mais adiante cruzamos o belo Rio Iguaçu. Neste momento já caía uma forte chuva, com ventos e relâmpagos. Vimos várias árvores caídas no chão e agentes da defesa civil fazendo a limpeza da pista. A temperatura começou a cair, o serviço de metereologia anunciou a previsão de chuva de granizo. Sr. Benildo,pai de Denise ligou avisando ao grupo sobre a notícia de que nos próximos dias a previsão do tempo é muito ruim para a cidade de Dionísio Cerqueira – temporais com ventos de até 70km/h e possível chuva de granizo.
Paramos para um almoço na churrascaria Irmãos Maresco, na cidade de Pranchita, onde confirmamos que há pouco tempo havia caída granizo naquela área, por pouco não pegamos. Pegamos apenas o lamaçal que se misturou com os buracos da estrada, o que nos obrigou a pegarmos uns trechos perimetrais, usando a tração nas 4 rodas. Já iniciou hoje o off-road.
Durante a viagem vários papos vão rolando rádio, para minimizar o sono. O papo principal de hoje foi o seguinte: Denise está tentando convencer o grupo a continuar utilizando o nome de calango, por se tratar de um bichinho resistente, adaptável, que anda em todos dos lugares – dunas, vegetação, asfalto, etc. O Marco Aurélio não gosta muito da idéia de ser chamado de calango, mas já começa a aceitar com a condição de que em cada rota seja atribuído a ele um sobrenome.
Hoje na rodadinha faremos uma eleição para escolher o sobrenome do calango nesta rota – calango glacial? Calango patagônico? Calango Fueguino? Calango Del Fuego? Calango de Fogo? Calango Andante? Calango Magalhães? A proposta é que o sobrenome do calango e sua vestimenta mude à cada rota escolhida. Outro papo que rolou foi o Ênio que nos ligou avisando avisando que fez uma reunião sobre a rota da Trans-AM, compareceram ele e o Alexandre – foi uma risada geral. Estamos achando que eles queriam mesmo era estar aqui conosco – estamos sentido falta deles.
As previsões de confirmaram: depois de nossa passagem pela cidade de Cascavel, a mesma foi tomada por fortes ventos e chuva, provocando estragos. Já quando chegamos aqui em Dionísio Cerqueira, tivemos a notícia dá chuva de granizo por volta de meio dia.
Chegamos às 15 hs na cidade de Dionísio Cerqueira, e fomos rapidinho na aduana pegar os formulários para registrarmos os equipamentos eletrônicos, bem como cambiar alguns reais por pesos argentinos. Foi providencial pois neste primeiro contato fomos informados da necessidade de que todos os integrantes do grupo deveriam portar o comprovante de vacina contra febre amarela. Denise e Figueira não tinham tomado ainda, e como havia um posto de saúde no local eles foram imunizados.
Hoje paramos bem cedo porque é o dia de refazermos nossas malas, ou seja, guardar shorts, camisetas, etc... e descer para mala os casacos, luvas, gorros, cachecós, etc... toda aquela indumentária que toma um espaço danado na bagagem. Mas é preciso, aqui na fronteira já estamos com 13 graus de temperatura, com previsão de mais frio na Argentina.Nosso jantar foi no próprio hotel e amanhã logo cedo entraremos em territótio Argentino.
Pedimos desculpas antecipadas aos leitores: não sabemos se vai ser possível alimentar nosso blog diariamente. Estamos com um molden Tim Web - Banda Larga, porém não sabemos se vai ser legal a conexão no exterior. Na medida do possivel, alimentaremos nosso diário.
Os amigos Ênio, Eudes e Mrcos Costa, agradecemos os recadinhos que vocês deixam no nosso blog. È muito gratificante saber que os amigos estão nos acompanhando nesta viagem, estimula ainda mais procurar todas as formas para atualização do diário. Abraços a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado para o grupo da Rota Glacial