01.12.2008 - 38 Dia

Saindo de Uruguaiana e seguindo a Rota das Missões

Ah, esqueci de falar! Ontem ainda em território argentino, Marco Aurélio foi “molestado” pela polícia argentina. Estávamos já quase na fronteira com o Brasil, e a polícia camineira (como eles chamam) fez sinal para o Marco Aurélio parar. Suzete foi logo pegando os documentos, e o guardinha: ...non, non... quero molestalo. Depois foi que entenderam! O carro da polícia estava quebrado, e os guardas estavam pedindo para o Marco rebocá-lo. Colocaram a sinta e saíram rebocando o carro velho, até pegar arranco.
Hoje em Uruguaiana acordamos cedinho, doidos para tomar aquele cafezinho da manhã a moda brasileira. Não agüentamos mais o desayuno argentino, que é só café e croissan (media luna, como eles chamam). Que saudade, mamatamos nossa vontade.
Um episódio engaraçado, Helenita e Mirian ficaram um tempão presas no elevador do hotel, até que chegasse alguém e perceber que havia gente no elevador, ainda estava cedo e poucas pessoas circulavam no hotel. Ainda bem que Mirian segurou a barra, não deixou Helenita se apavorar.
Nós estamos sendo constantemente sendo assediados pelo Artinc, ele está insistindo, deixando recadinhos no blog, para a gente passar por Rio das Ostras. Nós agradecemos demais o convite, mas não vai dá amigo. Em virtude das chuvas ai no litoral de Santa Catarina e que já está chegando no norte fluminense, nos fez mudar nosso roteiro na volta. Por isso estando pegando estas estradas aqui pelo centro do Brasil. Estamos esperando vocês em Natal, quando vocês forem para a Trans-AM.
Bom, como falei,estas estradas que estamos pegando, foi meio assim de improviso, e o Naka (nosso General Carrera, demos esse apelido carinhoso, porque ele é quem está dando as ordens: hora de sair... hora de parar...) disse que nosso destino hoje era a cidade de Felipe Westphalen (nome estranho, nunca tinha ouvido falar). Pegamos a estrada com este destino e nos demos conta que estávamos na “Rota das Missões”. Claro, nem hesitamos... entramos para ver as famosas ruínas das missões jesuíticas. Existem vários sítios arqueológicos nesta região, escolhemos para ver o maior: Sítio arqueológico de São Miguel das Missões, fizemos um desvio de 20 km, e chegamos lá por volta de meio dia e meia. Estava fechada a visitação e só reabre às 14 horas já havia um casal também aguardando. Este casal (Neena e Sheech Taskar) é indiano, naturalizado americano, e está viajando Califórnia até Ushuaia. Estavam acompanhados de uma amiga gaúcha, Dalva, que estava mostrando a região para eles, e serviu de intérprete para nossas conversas. Ficamos trocando figurinha sobre nossa viagem, demos dicas sobre as condições das estradas, abastecimentos, e etc... trocamos adesivos da viagem, tiramos fotos juntos. Saímos do sítio às 15:30 hs e tomamos novamente a estrada. O restante do percurso foi sem grandes atrações com paradas apenas para lanche e abastecimento. Chegamos na cidade de Frederico Westphlaen, ainda com sol, fizemos uma rodadinha da cachaça Siqueira na piscina do hotel , acompanhada de um escabeche de capivara, em conserva (que Naka comprou na Argentina), depois fomos jantar no restaurante Café Sol (comida e atendimento muito bons). Nos hospedamos no Hotel Colina Verde, que fica no alto, na margem da estrada. Tudo muito bom, aqui em Frederico Westphlaen, vamos ver o que vem de surpresa amanhã.

5 comentários:

  1. Anônimo1/12/08

    Meus queridos calangos, um beijo grande de saudades em todos vocês...que estão ficando muito requisitados pela imprensa!!!
    Todos aqui estão muito curiosos para saber como foi a viagem e quando vocês retornam.
    Agradeço imensamente por ter convivido esses dias maravilhosos ao lado de pessoas tão especiais.
    Espero que não encontrem muito obstáculos no retorno e rogo a Deus para que façam uma boa viagem de regresso.
    Beijos
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1/12/08

    Esse recadinho é para o meu calanguinho preferido (Marcos Figueira):
    Meus amor, estou morrendo de saudades...Não há um minuto que eu não me lembre de você e dos momentos maravilhosos que passamos juntos nesta linda viagem com nossos amigos.
    Pelo amor de Deus seja cuidadoso na estrada... e retorne pra mim com muito amor pra dar.
    Saudades...
    Todos estão bem e tudo está em ordem.
    Nossa casinha te espera.
    Beijos
    Tua Dê

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1/12/08

    Camaradas Ex calangos Andinos. Qual a previsão de pousada aqui em Rio das Ostras. Ontem 30/nov Eu e Túlio combinamos que terá "rodadinha" por aqui. Estamos aguardando.

    artniC

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2/12/08

    Camaradas, se vocês não passarem por CAXIAS DO SUL a viagem ficará incompleta!!

    Abrçs,
    E vamo que vamo que a transLAMAzônica tá pegando fogo!!

    Enio e Marinês

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8/12/08

    O Marcos chegou bem e morrendo de saudades...Eu também, é claro!
    Espero que vocês façam uma boa viagem de retorno e com muita história para me contar.

    Abraços e Saudades
    Denise

    ResponderExcluir

Deixe seu recado para o grupo da Rota Glacial