18.11.2008 - 25 Dia

Trem do Fim do Mundo e Navegação no Canal de Beagle

Hoje nosso dia foi uma viagem no túnel do tempo: primeiro um passeio no Parque Nacional da Terra do Fogo, a bordo do Trem do Fim do Mundo, ou Trem dos Presos como era chamado antigamente. Este passeio uns amam outros odeiam, o trem percorre cerca de 7 km lentamente por um bosque de nires e lengas, onde corre o Rio Pipo. Uma gravação vai contando toda a história da retirada da lenha do parque, para ser utilizada nos fornos e caldeiras do sistema de aquecimento do presídio de Ushuaia. Era uma tarefa diária dos presidiários a coleta de lenha, que era transportada através do trem, por isto a locomotiva era chamada de trem dos presos.
Nós todos amamos o passeio, a manhã estava nubada, fez bastante frio, mas nossos agasalhos nos deixou bem confortável.
Depois fomos a Bahia Lapataia, onde termina a Ruta Argentina 03. Este é o último local ao sul do continente americano que se chega de automóvel. É literalmente “o fim do mundo”. Para comemorar nossa bravura, abrimos uma cachaça pernambucana, especialmente fabricada pela Família Siqueira, primos de Denise. Foi uma festa tão grande a nossa rodadinha, que atraiu a atenção de turistas que estavam por perto. Alguns até pediram para degustar uma cachacinha brasileira.
Depois desta festança, fomos direto para o porto de Ushuaia fazer o passeio de catamaran pelo Canal de Beagle. Este também é famoso porque é nele que os oceanos Atlântico e Pacífico se encontram. A estas alturas o sol austral já tinha aparecido, o que deixou a visão bem mais nítida da Bahia e das atrações locais. Pudemos ver de pertinho a ilha de lobos marinhos e a ilha dos pássaros, bem como o Farol Lês Eclaireus. A navegação nos levou também a uma reflexão sobre os antigos navegadores que aqui chegaram, desbravando os sete mares. Por tudo isto consideramos que o dia de hoje foi uma viagem ao túnel do tempo.
Depois do barco fomos ao Cerro Martial apreciar lá de cima a visão da cidade. Voltamos direto para o restaurante Tante Nina (que deixamos reservado desde ontem) comer Centolla Fueguina.

Um comentário:

  1. Anônimo22/11/08

    Denise, tô meio desconfiado com esta cachaça especial da família Siqueira. Como é que o Naka nunca nos apresentou ou falou dela? Será que por constrangimento ou por não conhecer mesmo!? ;-))
    Abrçs,
    Enio

    ResponderExcluir

Deixe seu recado para o grupo da Rota Glacial